Troféu UBUNTU



”O homem parece estar cada vez confiando menos no contato sensorial. Esta se convertendo num expectador passivo da sua cultura em vez de construtor ativo É possível resignificar estes conceitos através da arte, valorizando nossos saberes, nossas histórias, construiremos o sentido de ser e estar no mundo”. (LOWENFELD, 1970).

UBUNTU: O nome Ubuntu deriva do conceito sul africano de mesmo nome diretamente traduzido como “humanidade com os outros” ou “sou o que sou pelo que nós somos.’’
Traduzir para um símbolo, tamanha profundidade de uma proposta de trabalho é um fascinante desafio. Como transformar em imagem toda a nossa subjetividade de seres humanos?
Ter em mente a palavra Ubuntu e refletir sobre seus ensinamentos, facilita o entendimento da verdadeira humanidade: “Eu só existo porque nós existimos.”
É preciso partir do princípio de que não é possível separar homem e natureza, pois somos parte integrante dela. Somos os elementos da natureza unidos aos sentidos.
O troféu Ubuntu esta sendo criado para a 1ª Mostra Experimental de Curta Metragem Curta a Inclusão e Diversidade e todas as partes que compõem este troféu foram pensadas cartografando a essência do ser humano, para convergir no centro.
Segundo Câmera Cascudo(1988), o círculo é de alta expressão simbólica e participa há milênios da liturgia popular de quase todo o mundo. Mandala significa círculo, é a representação do universo e de tudo que há nele. É o símbolo de integração e harmonia, presente em todas as culturas e em todas as eras da evolução da humanidade.
O tronco significa força.
Os galhos significam vida.
No centro da mandala as linhas geográficas imaginárias se entrelaçam mostrando que a inclusão e diversidade integram o nosso ser.

 Prêmio Ubuntu 2012




 Prêmio Ubuntu 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário