quarta-feira, 19 de novembro de 2014

III Mostra EXPERIMENTAL E REGIONAL DE CURTAS METRAGENS CURTA INCLUSÃO E DIVERSIDADE - 1º dia (27/11/2014)


dia (27/11/2014)

9h Abertura
Apreciação da Exposição Escola de Arte

9h30min Abertura da III Mostra EXPERIMENTAL E REGIONAL DE CURTAS METRAGENS CURTA INCLUSÃO E DIVERSIDADE

01Filme convidado do Festival Internacional Assim Vivemos: Sobre o Amor

02 Ninguém é igual a ninguém (EMEI João de Barro)
Duração: 5min e 28s
Responsável: Jeane Candido
Direção: Jeane Candido
Atores: Alunos da E.M.E.I João de Barro

Sinopse: Esse curta-metragem é um musical apaixonante no qual as crianças de educação infantil expressam livremente suas alegrias e contrariedades, anunciando a diversidade cultural e suas diferenças cotidianas. Seus gestos espontâneos, simplicidade e doçura revelam situações surpreendentes…



03 Super Hermes (EMEF Hermes Da Fonseca)
Duração: 4min e 56s
Responsável: CARLA FABIANA RUSCHEL
Direção: CARLA FABIANA RUSCHEL
Atores: Filme de animação. Participação especial: Carlos Eduardo de Almeida Dias, Matheus Giovane Faleiro Battistella, Daniele Tauane de Lime, Julia Estefani da Silva, Jean Borba dos Reis.

Sinopse: Já pensou em ter um super-herói na sua escola? Super Hermes, um herói arrebatador, enfrenta inimigos, emergências, obstáculos ou qualquer dificuldade maior que apareça. Nesta arriscada aventura, entre outros acasos, este grande defensor enfrenta o malvado e tirano Inimigo da Educação, protegendo a todos na escola. Aliás, quem tem o prazer de conhecê-lo com ele convive, se contagia com especiais poderes.



04 Escuro colorido (Adevis)
Duração: 6min e 3s
Direção: Rodrigo Teixeira
Responsável: Ricardo Seewald e Caren Kroeff.
Atores: Crianças associadas à ADEVIS-NH e familiares.

Sinopse: Por mais que os olhos não possam enxergar ou o fazem sem tantas cores e formas, o mundo continua existindo para ser descoberto. Escuro Colorido trata sobre isto: o cuidado com que a Associação dos Deficientes Visuais (ADEVIS) focaliza sua missão em contribuir na vida das pessoas com ausência ou pouca visão, atribuindo a elas experiências com o que há ao redor.



05 Somos Capazes (EMEF Monteiro Lobato)
Duração: 5 min 36 seg
Direção: Jucimara Guimarães e Mariane Nascimento
Responsável: Jucimara Guimarães
Atores: Maicon Mombach, Yan Debalski, Éderson Rodrigues e Everton da Silva


Sinopse: Este filme exibirá o pioneirismo dos alunos atletas Yan, Maicon, Éderson e Éverton da EMEF Monteiro Lobato no Campeonato Estudantil Paradesportivo do Rio Grande do Sul a partir de um trabalho multidisciplinar entre a Educação Física e a Sala de Recursos Multifuncional.


06 As meninas Super Poderosas (EMEF Jorge Ewaldo Koch)
Duração: 5 min
Gênero: Ficção
Direção: Sônia Maria Strack
Responsável: Sônia Maria Strack
Atores: Ester Karoline Marques, Vitória Rommel da Silva e Thaís Schäfer Tesch da Silva.



Sinopse: A história retrata a chegada de três meninas com Síndrome de Down a sua nova escola. Estas ficam muito impressionadas com a calmaria e tristeza do ambiente. Juntas descobrem que tem um diferencial um superpoder, uma arma secreta, sua felicidade, alegria e amor capaz de mudar aquele ambiente para algo melhor.



07 Ah... o amor (EMEF Arnaldo Grin)
Direção: Bruna Rossana
Responsável: Bruna Rossana
Atores: Kauana Santos, Josilene Carvalho, Luana Kauane, Alexsandro Batalha, Erick William, Larissa Greffi, Gabriele Schmitz, Carolina Petry, Rafael Santos.



Sinopse: Você já pensou sobre o amor? Com certeza, alguma vez na sua vida, você já parou para pensar sobre isso. E sobre o poder do amor? O amor abarca tudo e todos. O amor acontece para todos, independentemente de quem sejamos, ou como sejamos, ou ainda, onde estejamos. O amor é plural e inclui! E mais: sobre conceitos, preconceitos, diversidade… Além disso, contamos também com a ajuda de alguns “especialistas” que tentam nos explicar o significado do amor...



08 Na trilha do Poeta (CAPS Canudos)
Duração: 5min e 38s
Direção: Raquel Aires de Amaral
Responsável: Raquel Aires de Amaral
Atores: Paulo Juarez da Silva Oliveira e Débora F. Da Silva Oliveira



Sinopse: “Conheci a poesia a partir das minhas inquietações. E quando comecei a escrever a poesia me trouxe paz” (Paulo Juarez”. Paulo faz acompanhamento num Caps II para tratar de suas questões de ansiedade e, descobriu que a arte também produz saúde. Sua história é retratada nesse curta a partir dos seus afetamentos e produções.



11h 25min

Encontro com:

Lara Pozzobon: Curadora do Festival Assim Vivemos
Claiton Mosmann : Produtor Curtas Gaúchos RBS TV

Mediadora: Bruna Provenzano: Jornalista




Nenhum comentário:

Postar um comentário